Pastor que estava no Titanic morreu pregando durante naufrágio

Relatos do último homem evangelizado por ele mostra a força, fé e convicção do religioso que tinha apenas 39 anos.

22-03-2017 | Atualizada em 22/03/2017 11:25

Pastor John Harper, Titanic.

Pastor John Harper e o Titanic no porto de Southampton. (Foto: Wikipedia)

No livro “The Titanic’s Last Hero” (“O Último Herói do Titanic”) de Moody Adams, lemos a história emocionante sobre o pastor John Harper que foi uma das vítimas do naufrágio que aconteceu em 1912.

Segundo o livro Harper tinha 39 anos, era viúvo e viajava no Titanic com sua filha de seis anos, Annie Jessie, e sua irmã, Jessie W. Leitch, rumo a Chicago.

Quando o navio atingiu um iceberg, a filha e a irmã do pastor foram colocadas em um bote salva-vidas e sobreviveram. Harper, porém, ficou para trás e morreu afogado por ter dado o seu salva-vidas para outra pessoa.


Programa Teologia Para Todos faz sucesso na internet com Curso Livre de Bacharel em Teologia Online


Nos relatos do livro, o pastor morreu pregando a salvação para homens que, assim como ele, estavam à beira da morte.

“Nos cinquenta minutos finais, George Henry Cavell, que estava apoiado numa prancha, se aproximou de John Harper. Harper, que estava se debatendo na água, gritou: ‘Você é salvo?’ Ele respondeu: ‘Não’. Harper gritou as palavras da Bíblia: ‘Creia no Senhor Jesus Cristo e será salvo’. Antes de responder, o homem foi puxado para dentro do mar”, relatou o autor do livro.

O livro narra que minutos mais tarde a correnteza trouxe George de volta e eles ficaram próximos novamente e então o pastor voltou a questioná-lo se ele era salvo, citando então as palavras de Atos 16:31.

Foram essas as últimas palavras do pastor Harper, que, já sem forças, escorregou no mar e morreu afogado. George Henry, porém, aceitou entregar sua vida à Cristo e mais tarde foi resgatado pelos botes salva-vidas.

Na província de Ontário, no Canadá, George Henry testemunhou que foi o último convertido de John Harper e seu relato é um dos vários emocionantes que são relatados no livro.

Harper nasceu em um lar cristão na Escócia, em 1872, e começou a pregar o Evangelho aos 18 anos. Em 1897, se tornou pastor da Igreja Batista Road Paisley, na cidade de Glasgow, e viu a igreja crescer de 25 membros para mais de 500 fiéis.

Segundo seu irmão, o pastor George Harper, John levou multidões ao Senhor durante sua vida e mostrou a força do Evangelho para o mundo.

SEU COMENTÁRIO