Pastor cria projeto para combater fome na África

O pastor Joel Engel vai construir micro cidades com infraestrutura para abrigar crianças e combater a fome.

01-11-2017 | Atualizada em 17/11/2017 15:43

Pastor Joel Engel alimenta crianças na África.

Um líder evangélico do Rio Grande do Sul anunciou recentemente a criação de um projeto para minimizar os problemas da fome, desnutrição e falta de assistência médica na África.

O anuncio do projeto se dá no momento em que a Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) divulga dados que mostram que a fome pode provocar morte em massa no continente.

O Projeto Daniel, idealizado pelo pastor Joel Engel, líder do Ministério Engel e idealizador da Escola Profética, surgiu após uma viagem feita pelo pastor a África.

Engel afirma que o abandono infantil e a desnutrição provocaram em seu coração um sentimento de urgência na ajuda humanitária para a região.

A fome e a falta de infraestrutura despertaram no líder evangélico o desejo de ajudar o continente.

Joel Engel esteve na África em 2016 para uma viagem missionária e para a formatura dos alunos da Escola Profética. Engel acabou se surpreendendo pela quantidade de crianças.

“Deus falou ao meu coração de uma maneira muito forte quando percebi a quantidade de crianças em situação de extrema dificuldade”, conta o líder evangélico.

O pastor agora pretende formar missionários para atuar no continente a fim de solucionar os problemas de fome, doenças e conflitos sociais nos países africanos.

A intenção é que o Projeto Daniel sirva como modelo para construir igrejas com uma infraestrutura de serviços essenciais para a comunidade, como creches, escolas e hospitais.

Na visão de Joel Engel essas infraestruturas servirão como cidades refúgios, com o objetivo de organizar a vida social em diversos países africanos.

Em muitos destes países existe um crescimento exponencial das mazelas sociais, como fome, falta de moradia, doenças e violência.

“Existe um risco muito grande de mortes em massa provocadas pela fome e pela falta de infraestrutura para a população”, avalia Joel Engel.

Fome na África

Um projeto piloto será lançado em Campala, capital de Uganda, com o objetivo de acabar com a fome na região. A missão já recebeu uma extensão de 17 hectares de terra do governo africano.

Joel Engel pretende levar uma equipe que vai ensinar a população a plantar e criar animais, para que as famílias possam se sustentar.

O projeto também conta com a parceria de um especialista em medicina molecular e toxigenética. O especialista José Valdai de Sousa irá orientar as comunidade sobre o uso de suplementação alimentar com farelos e pastas orgânicas.

“Vamos criar micro cidades com água, luz e saneamento básico onde pastores e missionários atuarão no atendimento das crianças e necessitados”, acrescenta Joel Engel.

A Escola Profética e o Projeto Daniel estão disponíveis aos voluntários que queiram participar, para isso basta acessar os sites ministerioengel.comescolaprofetica.com.br e projetodaniel.org.

SEU COMENTÁRIO